UMA
Filme dedicado para as redes sociais de como é viver invisível e sem nada.
RUA
Filme demonstra relatos reais dos moradores em situação de rua.
CALADO
O silêncio obscuro, solidão, pensamentos, desejos e a calada da noite, dia e das pessoas ao seu redor. O medo isola, a fome humilha e o silêncio cria vícios intermináveis. Por fim, CALADO reflete os moradores em situação de rua.
Em 2024, o Brasil registrou um déficit habitacional de cerca de seis milhões de domicílios e um aumento de 45,4% no número de lares alugados desde 2016. O programa Minha Casa, Minha Vida teve recorde de financiamentos, com quase 700 mil contratos, enquanto o preço dos imóveis residenciais subiu 7,73%.
Déficit e inadequação
Déficit habitacional: O país tem um déficit de aproximadamente seis milhões de domicílios.
Moradias inadequadas: Mais de 27 milhões de lares urbanos apresentam algum tipo de inadequação, com o Nordeste e o Sudeste concentrando a maior parte.
População em domicílios improvisados: Cerca de 160 mil pessoas viviam em domicílios improvisados (como tendas, barracas, veículos, etc.), sendo 56,6 mil em tendas ou barracas.
Mercado de aluguel e venda
Aumento do aluguel: O número de domicílios alugados subiu 45,4% entre 2016 e 2024, chegando a 17,8 milhões.
Preço dos imóveis: O preço dos imóveis residenciais aumentou 7,73% em 2024, a maior alta desde 2013.
Financiamentos: O programa Minha Casa, Minha Vida registrou um recorde de 693,5 mil contratos em 2024, o maior número em 11 anos.
Acesso à moradia
Moradia própria: A proporção de brasileiros em imóveis próprios (quitados, financiados ou herdados) caiu de 76,8% em 2000 para 72,7% em 2024.
Acesso à internet: 89,4% da população brasileira tem acesso à internet em casa.
Máquina de lavar: 68,1% dos lares possuíam máquina de lavar, um aumento significativo em relação a 2000.
O Brasil tem 56,6 mil pessoas morando em tendas ou barracas de lona, plástico ou tecido, segundo dados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os 56,6 mil vivendo em barracas não equivalem ao total de pessoas em situação de rua do país. Isso porque aquelas que não têm nenhum tipo de domicílio — sequer improvisado — não entra na conta.
Do total, 57 mil pessoas viviam em tendas ou barracas, segundo o IBGE. Conforme o Censo 2022, 35,3% de toda a população que reside em local improvisado vivem nesta modalidade.
Há quem more em logradouros públicos. Segundo o IBGE, 14.598 pessoas viviam em estruturas em praças, parques etc. Vale pontuar que o Censo não apura as pessoas em situação de rua, especificamente.
Mais de 43 mil pessoas vivem em estabelecimentos em funcionamento. Essa fatia, segundo o IBGE, pode representar pessoas que moram dentro de bares, restaurantes e outros comércios.
https://rehabitare.direito.ufmg.br/?p=4308
O déficit habitacional no Brasil caiu para 5,97 milhões de moradias em 2023, o menor número desde o início da série histórica pesquisada pela Fundação João Pinheiro, iniciada em 2016.
A carência de moradias caiu 3,8% em relação a 2022. O desafio, porém, não é apenas ampliar a construção, mas assegurar qualidade. Nesse contexto, a inadequação habitacional aumentou 4,34% e atingiu 27,6 milhões de domicílios urbanos.
Os estados mais impactados pelo déficit habitacional são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os menores números estão em Roraima, Acre e Tocantins.
A população em situação de rua no Brasil era de 358.553 pessoas no mês de outubro, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O levantamento indica predominância nos estados do Sudeste. No estado de São Paulo, estão 148.730 pessoas em situação de rua, das quais na capital 99.477 vivem na capital.
Os estados do Rio de Janeiro, com 33.081 pessoas.

.jpeg/:/rs=w:370,cg:true,m)

Copyright © 2000 - 2026 GALLERYSPT – LEITURA OBRIGATÓRIA DO MANUAL DO PARTICIPANTE - Todos os direitos reservados.
GALLERYSPT
Usamos cookies para analizar el tráfico del sitio web y optimizar tu experiencia en el sitio. Al aceptar nuestro uso de cookies, tus datos se agruparán con los datos de todos los demás usuarios.